segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Rodas de Leitura - 01.10.2009

Através do hábito da leitura, é possível acreditar que a sociedade se transforme em um varal literário, uma sociedade composta de leitores conscientes, de bons escritores, de gente que pensa, de gente que fala, de gente que faz a diferença.As crianças devem encontrar nos livros encantamento, liberdade, harmonia, pois assim será possível pensar em uma sociedade constituída de bons leitores, por conseguinte, excelentes escritores. A leitura é pura liberdade, a escrita maturidade. A importância dos livros assume uma oportunidade impar na promoção da leitura, o livro é um mecanismo através do qual os alunos encontrarão a possibilidade de pesquisar sobre determinado assunto ou tema, descobre afinidades com as idéias do autor, desenvolve o senso crítico, enriquece seu vocabulário, enfim, inúmeros são os benefícios da leitura no quotidiano escolar. Ler é saber. O primeiro resultado da leitura é o aumento de conhecimento geral ou específico. Ler é trocar. Ler não é só receber. Ler é comparar as experiências próprias com as narradas pelo escritor, comparar o próprio ponto de vista com o dele, recriando idéias e revendo conceitos.
Visualizamos em nossas rodas, professores conscientes, comprometidos com sua leitura. O hábito de ler os tornam mais flexíveis, mais envolvidos com outros mundos, com sonhos e realidade. Professores presentes.
No último dia(01.10.2009) de nossa roda mensal não poderia ser diferente. As apresentações dos livros, única, como todas. Os professores da EEF Pe. Abílio Monteiro Neto(sede) foram surpreendentes, enriqueceram nosso acervo pessoal. Depoimentos da nova experiência de leitura de clássicos da literatura(palavras da professora de matemática), uma nova visão de leitura e de vida.
Presenteamos os professores com a dinâmica do Valente boi bumbá, contação de história do Valente, Boi Bumbá(acervo do PAIC), dramatização do vaqueiro, sua princesa e Valente, o boi bumbá.
Finalizamos, saudosos, com o chá literário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário